Você está aqui: Página Inicial > Menu de Apoio > Corregedorias > GT18 E SUBGT > Notícias > 2024 > Campanha de enfrentamento à corrupção movimenta a SEF/MG

Campanha de enfrentamento à corrupção movimenta a SEF/MG

CONFAZ;Cotepe;GT18;Corregedorias;Notícia (19/12/2024)

Realizado pela corregedoria, o projeto trabalha dilemas da economia comportamental com dicas práticas para um ambiente mais íntegro.

Com propósito de marcar o dia internacional de combate à corrupção, celebrado em 9 de dezembro, a Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais (SEF-MG) realizou na semana entre 9 e 13 deste mês a campanha educativa de conscientização, prevenção e enfrentamento à corrupção. O projeto é uma iniciativa da Corregedoria da SEF-MG (CORSEF) e conta com o apoio da Assessoria de Comunicação da Fazenda de Minas.

Para cada dia da semana, um informativo diferente foi enviado diretamente à caixa de e-mail dos servidores da SEF. A intenção é trazer ao assunto “corrupção” diversas formas de abordagens, promovendo a conscientização e o diálogo dentro das repartições.

Um dos destaques foram os vídeos animados criados exclusivamente para a Campanha. Usando de conceitos estudados dentro da economia comportamental, as produções debateram questões importantes como, por exemplo, o mecanismo de diluição da responsabilidade, que ocorre quando ações antiéticas são praticadas sobre o pretexto de que “se todo mundo faz, eu também posso fazer”.

Também com o recurso das simulações de conversas entre colegas de trabalho, a CORSEF apresentou diversas tipificações criminais relacionadas ao tema. “corrupção ativa”, “corrupção passiva”, “peculato” e “concussão” foram alguns dos assuntos abordados nos vídeos.

Além das produções com som e imagem, a corregedoria lançou mão de conteúdo escrito em que orientações práticas também foram prestadas. Ao longo da semana, servidores exercendo chefia receberam dicas para enfrentar a corrupção de forma efetiva, como a adoção de ações transparentes, a padronização de processos e o hábito constante de revisão dos serviços.

Vale lembrar ainda o esforço da CORSEF em trazer para os servidores as indicações sobre onde e como denunciar e quais as penalidades previstas para casos envolvendo corrupção. Como se observa, o propósito da campanha passa não somente pela educação e prevenção como também pelo enfrentamento direto a este tipo de irregularidade.