Você está aqui: Página Inicial > Menu de Apoio > Corregedorias > GT18 E SUBGT > Notícias > 2024 > CORSEF-MG recebe visita de titulares das Corregedorias Fazendárias de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte

CORSEF-MG recebe visita de titulares das Corregedorias Fazendárias de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte

CONFAZ;Cotepe;GT18;Corregedorias;Notícia (21/08/2024)

Encontro foi realizado na sede da Corregedoria da SEF/MG em Belo Horizonte


Na foto: Ricardo de Carvalho Cavalcanti Calado (Corregedor-Geral da SEFAZ/AL), Givaldo Leal de Menezes Júnior (Corregedor-Geral da SEFAZ/PB), João Maria Davim da Silveira (Corregedor-Geral da SEFAZ/RN), Leonardo de Saboia Xavier (Auditor Corregedor da SEFAZ/PB), Maria Helena Barbosa (Coordenadora-Geral da CORSEF/MG) e Eduardo de Oliveira Vilarinho (Auditor Corregedor da SEFAZ/RN) .

A Corregedoria da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (CORSEF) foi recentemente palco de importante visita técnica dos titulares e servidores das Corregedorias das Secretarias de Fazenda dos Estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. O objetivo da visita foi conhecer de perto as boas práticas e a estrutura organizacional da CORSEF.

Os visitantes foram recepcionados pela Coordenadora-Geral, Maria Helena Barbosa, que representou o titular da Corregedoria da SEF/MG, Sr. José Henrique Righi Rodrigues, durante o encontro.

A representante da CORSEF realizou uma exposição detalhada sobre a estrutura orgânica e administrativa da corregedoria. Foram apresentadas a legislação, manuais, procedimentos operacionais padrão (POP) e demais documentos que norteiam as diversas atribuições da Corregedoria da SEF/MG. Além disso, foram expostos os resultados dos trabalhos realizados até o momento, com destaque para a análise de Maturidade Correcional, em andamento.

A visita também incluiu uma apresentação dos espaços físicos da Corregedoria, tendo sido destacado que o Corregedor-Chefe, José Henrique, organizou a estrutura física de forma a otimizar as atividades desempenhadas - que exigem espaços segregados em razão da necessidade de atendimento ao público, espaço para testemunhas, sala para realização de audiências e demais espaços de execuções operacionais. Foram elogiados o formato e a disposição dos ambientes, destacando a coerência entre o leiaute físico e as demandas operacionais de uma corregedoria.

Os visitantes destacaram as boas práticas da CORSEF, em especial a organização normativa das comissões e o alinhamento dos procedimentos correcionais e administrativos. A combinação entre a estrutura física adequada e a robustez das normas e práticas operacionais foi ressaltada como modelo a ser seguido em seus respectivos estados.

A Coordenadora-Geral da CORSEF afirmou, na ocasião, que “visitas técnicas fortalecem as parcerias entre os estados, além de evidenciar a responsabilidade contínua com a excelência e a melhoria constante das práticas adotadas pela CORSEF".

O intercâmbio de experiências contribui para o fortalecimento institucional e o avanço na gestão pública em diferentes regiões do país.